Início Diversão Curiosidades Emocionantes Esporte Listas Mulher Musica Noticias UFC Policiais Humor Dicas Pegadinhas

COM JEITINHO...

Ana Canosa ensina a falar verdades difíceis e necessárias sem machucar o outro

Dizem que uma verdade que fere é sempre melhor que uma mentira que agrada, no entanto, nem sempre é fácil dizer o que se pensa para pessoas queridas, principalmente em um relacionamento amoroso. Se você acha que está na hora de alertar o parceiro sobre aquele probleminha, mas teme a possível reação, a terapeuta Ana Canosa dá as dicas.
“Com jeitinho dá para falar tudo, mas isso não é garantia de que o outro acolha com maturidade. Gentileza é essencial em qualquer situação”, conta. Porém, é preciso tomar cuidado para que o “jeitinho” não vire uma grande enrolação, e acabe irritando mais pelas voltas do que pelo próprio tema: “às vezes a pessoa coloca tanta firula que o outro não consegue entender onde ela quer chegar e vai gerando irritação. Esse jeitinho não pode virar um romance”.
Insatisfação na cama
A relação esfriou e você está cansada de ter sempre a mesma rotina embaixo dos lençóis? Tem como expor sem magoar o outro. “Coloque sempre 'no nós'. Proponha uma coisa nova, pergunte o que o outro está achando da relação, ou assista um filme que fale sobre o assunto e aproveite o gancho para falar sobre o tema. Acho que é isso, levar ao parceiro ideias novas, e não atirar que ele não está agradando”, ensina.
“Você engordou
Não tem nada pior do que dizer ao amado que a forma física dele não está boa, mas com desenvoltura dá para deixar claro sem machucar. “Fale algo do tipo ‘estou preocupada com você, porque não pratica esportes e aumento de gordura pode levar a um problema de coração’. Outra maneira é você sugerir práticas de exercícios para você e ele, ou ir para o caminho da falta de disposição, algo como ‘você anda muito cansado, acho que uma atividade física poderia ser ótimo’”, fala Ana.
Falar alto ou baixo demais
Falar muito baixo ou muito alto pode trazer uma série de problemas de convívio social, atrapalhando inclusive a vida profissional. Portanto, é melhor dizer de uma vez. “Esse é um problema forte, que prejudica muito. Seja gentil, mostrando que é para o bem dele, e nunca fale na frente de outras pessoas. Mas sim, seja direta”, diz.
Vestimenta inadequada
Claro que você não vai chegar para o seu companheiro e dizer “você é brega”, mas dá para deixar sinais de que ele não se veste adequadamente de forma sutil. “A maneira jeitosa é confirmar o positivo, falando o que cai bem e incentivando essas peças para ver se a pessoa se toca”, aconselha. 
Odores desagradáveis
Pode parecer piada, mas a verdade é que o mau hálito e o cheirinho de chulé são problemas difíceis de contornar. Ainda que pareça complicado ou insensível, a sugestão da profissional é ir direto ao ponto, sem perder o carinho, claro. “Se você quer dar uma florida, pode comprar um talco, usar e fazer um comentário do tipo ‘esse talco é ótimo, eu ando com um pouco de chulé’, ou comprar como presente para vocês dois, que tem uma coisa de cuidado mútuo embutido”, indica. Se não funcionar, seja direta, mas deixe claro que está preocupada com a saúde dele, afinal, esse tipo de odor pode ser indicativo de problemas mais profundos.


Comentários
0 Comentários