São lugares lindos, antigos, rodeados de paisagens impressionantes, e cada um deles tem uma história para contar.
Vamos conferir?
1) Tanah Lot
Seu nome significa “Terra do Mar”, e é um dos sete templos ao longo da costa de Bali, na Indonésia. Uma lenda local diz que um monge viajante parou para descansar na ilha e disse aos pescadores para construir um santuário lá, a fim de adorar os deuses do mar de Bali. Dizem que serpentes marinhas venenosas vagam abaixo da superfície da água para proteger o templo contra intrusos e os maus espíritos.
2) Golden Rock
Kyaiktiyo Pagoda (ou Golden Rock) é um local de peregrinação budista que fica no topo do Monte Kyaiktiyo no Estado Mon, Mianmar. São camadas de folhas de ouro coladas por devotos que dão nome ao lugar. Diz a lenda que a pedra não cai porque carrega uma mecha de cabelo de Buda.
3) Nossa Senhora de Covadonga
Localizado na aldeia de Covadonga nas Astúrias, Espanha, Nossa Senhora de Covadonga é um santuário dedicado à Virgem Maria. A basílica foi construída para abrigar uma estátua de Maria, ainda no século 16, e ela teria protegido o lugar durante as batalhas.
4) Mosteiros de Meteora
São seis mosteiros que foram construídos sobre os pilares de arenito da região central da Grécia. Foram originalmente habitados por monges no século 11, e eram acessíveis apenas por redes e escadas. Os pilares de pedra serviam como proteção contra a invasão turca. Após a invasão e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, estes seis foram os únicos que sobraram. Atualmente, Meteora é considerado patrimônio mundial pela UNESCO.
5) Wat Tham Suea (Tiger Cave)
Fica na Tailândia, em cima de uma caverna de calcário. Diz a lenda que um monge viu tigres na caverna enquanto ele estava meditando, e por isso surgiu o nome. São 1.272 degraus até o topo, e parece que a vista lá de cima é deslumbrante…
6) Templo de Borobudur
Entre dois vulcões e dois rios, fica o maior templo budista do mundo. Construído no século 9, o Candi Borobudur em Magelang, Java Central, na Indonésia, é um paraíso arquitetônico: são seis plataformas, 504 estátuas de Buda, e mais de 1.000 painéis em relevo ao longo de três níveis que simbolizam e ilustram os três mundos da cosmologia budista. É Patrimônio Mundial da UNESCO, e sua história permanece obscura. Ninguém sabe quem o construiu, e foi abandonado por alguma razão também desconhecida.
7) Templo do Pavilhão Dourado
Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado), também conhecido como Rokuon-ji (Templo do Jardim dos Cervos), é um templo zen-budista cercado por um jardim clássico japonês. O templo foi concebido como uma extensão do mundo exterior, com diferentes estilos arquitetônicos de cada um dos seus três andares. O templo atual é uma versão reconstruída do original, que foi incendiado em 1950.
8) Hanging Temple
Construído em um penhasco perto do Monte Heng na província de Shanxi, na China, é o único templo que incorpora as três religiões tradicionais na China: Budismo, Confucionismo e Taoísmo. A lenda diz que este templo foi construído por um único monge há mais de 1.500 anos.
9) Monte Popa
Com 777 degraus até o topo, Taung Kalat fica no chamado Monte Popa. Diz a lenda que o Monte Popa foi criado como um refúgio para dois irmãos que estavam tentando se esconder de um rei.
10) Vale dos Templos
o templo Byodo-In fica no Parque Memorial dos Templos, em Oahu, Havaí, e é cercado por dois hectares de lagos de carpas e jardins japoneses. Foi construído para celebrar a cultura japonesa no Havaí.
11) Sant Miquel del Fai
Esta estrutura do século 11 se mistura com as falésias Cingles Berti, na Catalunha, Espanha. Nunca foi restaurada, e seus visitantes podem fazer caminhadas a partir da aldeia Riells del Fai para explorar cavernas, visitar cachoeiras e até mesmo passar a noite no mosteiro, que foi transformado em um albergue.
12) Templos de Bagan
Na região de Mandalay, em Mymar, fica uma cidade antiga chamada Bagan que já abrigou mais de 10.000 templos budistas. Hoje, cerca de 2.200 dessas estruturas permanecem nas planícies áridas. Estas estruturas antigas ainda estão de pé desde a sua construção entre os séculos 11 e 13, apesar de estarem localizadas em uma zona de terremoto ativa.
13) Ninho do Tigre
O Mosteiro Taktsang Palhug fica localizado no Vale do Distrito Paro Paro, no Butão. Segundo a lenda, um guru budista famoso (que foi responsável pela introdução da religião no Butão) viajou para a caverna montado em um tigre, onde meditou durante três anos, três meses, três semanas, três dias e três horas – até que ele reapareceu em oito formas encarnadas e tornou-se santo. No século 17, um homem chamado Tenzin Rabgye (que alguns acreditam que pode ter sido o guru reencarnado) construiu o templo em torno da caverna, a milhares de metros acima do vale.
14) Tatev
Construído no século 9, na beira do desfiladeiro do rio Vorotan, na província de Syunik da Arménia, Tatev sofreu destruição por invasores ao longo de centenas de anos. Segundo a lenda local, um aprendiz subiu em cima da igreja principal e ficou tão surpreso ao ser visto por seu mestre que ele caiu, pedindo a Deus para dar-lhe asas. Os visitantes podem acessar o mosteiro através de um enorme teleférico reversível.
15) Ulun Danu
Parece flutuar calmamente em cima de Lago Beratan (Lago da Montanha Sagrada), em Bali, na Indonésia. Foi construído em 1663, e tem sido utilizado para fazer oferendas à deusa da água de Bali, Dewi Danu. Seus 11 andares são dedicados a Shiva e Parvati, e há também uma estátua de Buda no interior do templo.
16) Baegyangsa
Este templo budista foi construído por um mestre Zen em 632 no meio da floresta e nas encostas de uma montanha em Naejangsan Jangseong County, na província de Jeolla, Coréia do Sul. Seu nome significa “ovelha branca”, porque, segundo a lenda, uma ovelha branca desceu a montanha para ouvir um sermão e alcançou a iluminação.
17) Monte Athos
O Mosteiro Simonopetra é um dos 20 mosteiros ortodoxos do Leste sobre o “Holy Mountain”. É considerado Patrimônio da Humanidade e está acessível apenas através de balsa. A parte nada bonita desse lugar é que apenas homens podem visitá-lo, e só com autorização prévia.
18) Sumela
Localizado há cerca de 4.000 metros de altura, este mosteiro ortodoxo grego na província de Trabzon, na Turquia, tem uma vista deslumbrante do Parque Nacional Altindere. Fundado em 386, o mosteiro é dedicado à Virgem Maria. De acordo com as lendas locais, ele foi construído por dois sacerdotes depois de terem encontrado uma imagem de Maria em uma das cavernas da montanha.
19) Templos Leh
Os templos budistas do Distrito Leh, em Ladakh, na Índia, estão localizados entre duas cadeias de montanhas em uma bela região conhecida como a “terra de passagens elevadas”. O templo destaque aqui é o Stakna Gompa, que significa “nariz de tigre”.
20) Monte Emei
No Monte Emei, fica localizado o primeiro templo budista construído na China no século 1. Lá foram construídos 76 mosteiros budistas, e o lugar é cercado de diversas maravilhas naturais.
21) David Gareja
Este mosteiro ortodoxo fica na Geórgia e abriga espécies animais protegidas, bem como evidências das mais antigas habitações humanas na área, sobrevivendo a diversos ataques desde sua construção no no século 6.
22) Chave Gompa
É um mosteiro budista tibetano e foi criado no século 11. Ele fica dentro do Vale do Spiti, na Índia. Sua estrutura sobreviveu a ataques, um incêndio e um terremoto.