O sol, o mar, piscina, calor e até mesmo o passar de mãos acabam prejudicando a saúde dos fios. Como resultado, eles perdem o brilho e começam a ficar rebeldes, virando um verdadeiro pesadelo. Se você está no time de mulheres que não abrem mão dos elásticos por não saber mais o que fazer para disciplinar as madeixas, a remineralização pode ser a solução mais viável.
“O cabelo precisa de uma reposição de minerais, que se perdem com as agressões externas, principalmente agora no verão. Mar e piscina e até mesmo a água muito quente contribuem para que esses nutrientes sejam removidos”, explica o hairstylist Ezequiel Blanc, do Studio Blanc Collection.
Quando perde minerais necessários, como o zinco, os fios começam a ficar porosos, o que traz uma série de transtornos: “principalmente depois das descolorações, comuns nessa época, aporosidade aparece e eles ficam com muito frizz, vulneráveis à pontas duplas, embaraçam mais e perdem a forma”.
Quando fazer
O tratamento ajuda a recuperar o formato original dos cabelos, e Blanc garante que existe uma série de benefícios em recorrer a ele: “o cabelo fica mais encorpado, com brilho e sedosidade, e, como recupera o estado natural, o liso fica muito mais liso e os cacheados apresentam cachos mais modelados. Os minerais repostos valorizam até mesmo o corte e a cor do cabelo, principalmente para quem colore, preservando o tom por mais tempo”.
Para quem já está com as madeixas secas e porosas, e vai passar um longo período na praia, o ideal é realizar a remineralização a cada 15 dias. “Os que não estão ruins, mas passam pelas agressões de dia a dia, devem fazer em um intervalo de 30 dias e, para quem está com os cabelos saudáveis e quer manter, pode fazer a cada três meses”, indica.
Ao contrário de algumas fórmulas, essa técnica permite o uso com alisamentos e outros tipos de tratamentos, sendo totalmente compatível. “Após descolorir é praticamente obrigatório”, completa.
Como é feito
De acordo com Blanc, o procedimento começa com a aplicação de um xampu específico da linha de remineralização, seguido de uma máscara que deve agir por cerca de 20 minutos. “Depois você faz uma secagem e algumas marcas precisam da piastra (chapinha) para selar o fio. Para finalizar, é aplicado um sérum”, ensina.
A dica para manter as madeixas sempre bonitas? “Sempre substitua o condicionador por um bom creme de tratamento, e evite a água muito quente, que retira os minerais e agride os fios”, finaliza.
Naiara Taborda