Há pouco menos de duas semanas o atacante Neymar foi utilizado como ícone do segundo tropeço seguido do Barcelona na Espanha. O jornal catalão Mundo Deportivo usou os escorregões e a má atuação do brasileiro para ilustrar a capa após a derrota para o Athletic Bilbao. Nessa semana, no entanto, Neymar calou a 'cornetada' e foi protagonista do Barcelona com duas grandes atuações e cinco gols.
Após fazer três gols contra o Celtic, pela Liga dos Campeões, na última quarta-feira, Neymar teve mais uma atuação de gala. Neste sábado, o atacante brasileiro marcou duas vezes e foi decisivo para a vitória do Barcelona por 2 a 1 sobre o Villarreal. Com o resultado, a equipe da Catalunha chegou aos 43 pontos e se isolou na liderança do Campeonato Espanhol.
Neymar vai assumindo a condição de protagonista do Barcelona sem o argentino Lionel Messi, que tem sofrido com lesões nos últimos meses. Antes das atuações desta semana, Neymar chegou a ser criticado por setores da imprensa espanhola também por não balançar as redes tantas vezes, e ouviu do próprio técnico Gerardo Martino que não marca tantos gols quanto Messi – o técnico fez a ressalva, mas o defendeu das críticas de parte da imprensa.
Em 22 jogos desde que chegou ao Barcelona, no início da temporada 2013/14, Neymar marcou dez gols e deu outras dez assistências.