Ao ouvirmos falar de petróleo, logo pensamos em um líquido negro, que gera a gasolina e serve de combustível para grande parte dos automóveis que circula pelo mundo. Porém, ele representa muito mais do que isso.
Marcelo Pita, professor coordenador do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Unimonte, destaca que o petróleo, hoje, está presente em todas as etapas de produção. “É claro que é mais associado à área de combustível, mas a verdade é que ele está em todas as outras indústrias”, diz.
Escassez do petróleo
Muito se fala também sobre a escassez do petróleo. A preocupação se deve ao fato de que ele é um combustível limitado e não renovável.
“Ele foi gerado há milhões de anos, e não foi mais gerado após isso. O que acontece hoje é que, com novas tecnologias, técnicas de exploração, se aproveita ainda muito alguns tipos de petróleo”, explica Marcelo Pita. Porém, não é possível estipular quando o petróleo vai acabar.
Petróleo e poluição
O professor explica que as indústrias pegam os derivados de petróleo e os transformam num plástico, que se torna matéria de produtos farmacêuticos, têxteis, alimentícios, entre muitos outros. “Todo tipo de plástico é derivado do petróleo. Ele é alterado geneticamente e, exatamente por isso, nesse processo, passa a ser prejudicial ao meio ambiente”, diz.
Porém, ressalta Marcelo, o petróleo não deve ser visto como algo negativo, já que faz parte do nosso dia a dia. “Ele é um produto que a sociedade não fica mais sem. Por exemplo, cerca de 50% de um carro é proveniente do petróleo. Mas esse é só um exemplo. Ele é um bem que as pessoas necessitam”, diz.
“O que cabe às pessoas é buscar tecnologias, novas técnicas, para transformar o petróleo de forma que não haja um impacto prejudicial ao meio ambiente”, destaca o professor.
Produtos feitos com petróleo
Para ter uma noção de como o petróleo está presente em nossas vidas, confira abaixo uma lista com 11 produtos surpreendentes feitos deste óleo, através de seus derivados:
1. Alimentos: parece estranho, mas os derivados de petróleo são usados direta (em corantes, conservantes) ou indiretamente (em fertilizantes artificiais e pesticidas) na produção de alimentos.
2. Plástico: um dos usos mais conhecidos de derivados de petróleo é a produção de plástico, que está presente no dia a dia da maioria das pessoas e é encontrado, por exemplo, em garrafas de água, copos descartáveis, caixas de DVD etc.
3. Chicletes: pouca gente sabe, mas os chicletes, que muitas pessoas consomem no seu dia a dia, também são provenientes de derivados do petróleo.
4. Remédios: mais uma vez parece estranho, mas o petróleo está bastante presente na indústria farmacêutica. Muitos remédios, especialmente os analgésicos e até mesmo os homeopáticos, contêm benzeno, um derivado do petróleo.
5. Cosméticos: perfumes, ceras de depilação, xampus e condicionadores, entre outros produtos, são feitos a partir de derivados de petróleo.
6. Batom: muito usado pelas mulheres, esse é mais um produto que provém de produtos ou subprodutos petrolíferos. Além dele, a vaselina, um dos derivados do petróleo, também é utilizada como um potente hidratante para os lábios e base para o batom.
7. Asfalto: entre os derivados do petróleo, estão os produtos asfaltícos. Uma curiosidade é a estimativa de que exista cerca de 18 milhões de quilômetros de ruas pavimentadas no mundo todo, o que corresponde a uma quantidade significativa de asfalto (e de petróleo).
9. Produtos de limpeza: derivados do petróleo são também base para produtos de limpeza. Além disso, a maioria deles é revestida por uma embalagem plástica.
10. Lápis de cera: esse tipo de produto faz muito sucesso entre as crianças e, quem diria!, é proveniente da parafina, a cera sólida feita a partir do petróleo.
11. Tecidos sintéticos: também provenientes do petróleo, eles são bastante conhecidos; incluem o náilon, acrílico, poliéster, e são muito usados tanto em roupas quanto em produtos como cortinas e carpetes.
Mas vale destacar que esses são apenas alguns dos produtos que chamam mais a atenção por serem feitos com petróleo. Como o professor Marcelo Pita ressaltou, o petróleo está muito presente em nossas vidas e é um bem extremamente essencial para a sociedade.