O verão é a época mais colorida do ano e, com as férias, é hora de aproveitar tudo que ela tem a oferecer. Para você pisar nessa estação com o pé direito, seja na praia ou na cidade, oDaquiDali conta tudo sobre as tendências que vão dar o tom nas ruas.
Gladiadoras
Esses modelos mais altos podem não ser os melhores para quem tem estatura baixa, isso porque costumam achatar a silhueta. A boa notícia é que para diminuir esse efeito, existe um truque de equilíbrio. “Opte por um short, vestido ou saia mais curto, deixando mais perna de fora, o que vai alongar”, ensina.
Rasteiras
Os dias quentes pedem looks mais leves e frescos, e por isso as rasteirinhas sempre são destaque nessa época. “Elas sempre voltam, e dessa vez com amarrações no peito do pé e até com algumas aplicações de metal ou pedrarias coloridas”, indica. Democráticas, elas podem ser usadas em praticamente qualquer look, e não interferem no formato do corpo.
Tornozeleiras e ankle cuffs
Para quem tem canelas mais grossas, é preciso cuidado com o tamanho da tira. “Eles vêm com tirinhas bem finas nos dedos e com o peito do pé bem à mostra, além do salto fininho, e isso ajuda”, aconselha.
Espadrilhas
Você deve conhecer esses modelos confortáveis pelo nome alpargatas, e elas, que já estiveram nos pés mais descolados dos anos 1980, voltam a ficar em alta. “Elas vêm com muitas variações de cor e acabamentos, bem rasteiras”, fala Tininha. É ideal para aquele passeio durante o dia, deixando a produção bem casual e despojada.
Sapatilhas
Motivos étnicos
Assim como nas vestimentas, aestampa étnica continua em alta por conta de sua versatilidade. “Estarão em várias peças, seja em detalhes ou no todo. Se for usar em uma ocasião mais refinada, use as mais sóbrias e tem que ter um trabalhado mais sofisticado”, alerta.
Transparência
Você verá muitos sapatos transparentes nesse verão e, apesar de terem partes de plástico, acredite, não cozinharão seus pés: “Antigamente o sapato de plástico era visto de forma meio pejorativa, mas agora você tem uma mistura de materiais bem sofisticados, como o couro. Não é tão grosso e é até um pouco maleável, não esquenta muito e nem deixa transpirar demais”.
Tininha diz que até mesmo nas sandálias de salto mais alto a transparência será presença constante, seja no salto, no bico ou quase em todo o calçado. “Dá para usar sem medo”, finaliza.