A rápida contratação do lateral esquerdo Miguel Samudio faz parte dos planos celestes de definir o time para o ano que vem o mais rápido possível. A intenção da diretoria é de que o técnico Marcelo Oliveira conte com todos os jogadores, ou pelo menos 90% do elenco para a próxima temporada, já no dia da reapresentação, que está marcada para o dia 6 de janeiro.
O próximo contratado pode ser o meia-atacante Marlone, cujos direitos estão sendo comprados por um grupo de investidores, que pretende colocá-lo no Cruzeiro. O time celeste deixou encaminhada as bases salariais com o jogador e aguarda por um desfecho favorável na negociação conduzida pelos investidores para anunciar o atleta como novo reforço.
Além dos que chegam, os jogadores que deixam o clube também deverão ter o destino definido até o dia da reapresentação. Os futuros de Luan, Leandro Guerreiro e Paulão deverão ser definidos oficialmente na próxima semana. O zagueiro dificilmente ficará na Toca da Raposa II. Luan e Leandro Guerreiro ainda negociam a permanência, mas também devem sair.
Além desses atletas, alguns outros deverão ser emprestados na próxima temporada ou até mesmo negociados em definitivo, casos de Victorino, Everton e Anselmo Ramon, por exemplo. As mudanças deverão ser poucas, já que o presidente pretende manter a base do elenco campeão e garante segurar todos os titulares projetando um ano vitorioso.
"O presidente já falou isso, que pretende manter essa base e fortalecer. Sabemos que 2014, não só pela Libertadores, até pelo título que conquistamos, a exigência vai ser muito maior. As pessoas já se aproximam falando de 2014", disse o diretor de futebol Alexandre Mattos.
E para corresponder as exigências, o plano é começar o ano com o time praticamente completo para entrar forte tanto na disputa do Campeonato Mineiro quanto da Libertadores, já que o Cruzeiro não irá abrir mão do estadual que não ganha há dois anos. "Queremos chegar com 90%, talvez até 100% da equipe para que o Marcelo e a comissão técnica possam fazer um grande ano", afirmou Mattos.
Marcelo Oliveira aguarda por alguns reforços pontuais, mas fez questão de ressaltar a qualidade da equipe campeã e espera que os jogadores mantenham o mesmo ritmo na próxima temporada. "A base é essa, os jogadores vão ficar aqui porque tiveram uma conquista importante. O que não pode é acomodar", destacou.
O treinador ainda valorizou o plano da diretoria de contar com o elenco quase completo já no início da temporada, até pela Libertadores começar já no início de fevereiro. "Isso depende da relação clube e atleta, que a gente possa interessar em trazer, mas é importante que comece com todos os trabalhos, participando da preparação física e a gente possa moldar o time durante o campeonato", analisou.
Essa receita celeste é bem diferente da adotada no ano passado, quando o técnico pegou um time totalmente reformulado e que sofreu muitas mudanças no início da temporada. Dessa vez, o Cruzeiro vai manter a mesma base que foi tricampeã e a expectativa é de que e mantenha o entrosamento que a equipe adquiriu ao longo de 2013.